domingo, 16 de março de 2008

Fique de olho em seus clientes, eles podem estar indo para a concorrência.

No dia a dia de uma empresa de Software é comum vermos novos clientes entrando e antigos clientes saindo, em uma análise simples, a perda de um cliente é muito mais prejudicial, normalmente quando perdemos um cliente algo houve de grave, pode ter sido o setor de suporte que não conseguiu satisfazer as necessidades deste cliente, a tecnologia do sistema estar defasada em relação ao concorerente ou em alguns casos o valor da manutenção mensal. O problema é que normalmente quando de perde um cliente já houve alguns desgastes anteriores em uma ou várias fases do processo de serviços. Observando por este parâmetro, esse cliente passa a ser uma "propaganda" destrutiva para empresa, atingindo outras pessoas clientes ou não.

Mas como fazer para não perder um cliente?
Como uma rotina de mercado normal, não perder cliente é algo impossível no setor de software, todas a grandes empresas de ERP por exemplo, já perderam clientes, mesmo após investimentos altos realizados por estes clientes em licença de uso, customizações, etc.

A minha experiência indica, que toda empresa com um bom CRM e pessoas com feling para analisar este tipo de situação podem amenizar este problema. Acredito que o setor de marketing é fundamental, ao associarmos marketing com vendas, pensamos que este setor só participa na geração de novos negócios e isso pode ser um erro cruel, as pesquisas mostram que para cada cliente perdido, você deve ter 3 outros que não comprarão da sua empresa(pelo menos por um tempo), isso é um fato absoluto, por isso acho que o departamento de marketing deve estar de "olho aberto" neste tipo de situação e setores como o suporte por exemplo, devem trabalhar em conjunto, sempre que haja avisos ou possibidades de "clientes em fuga". A partir deste ponto será necessário uma renovação neste relacionamento, pela prática, afirmo ser esta a etapa mais difícil para um departamento de marketing, gerar sobre vida a uma relação desgastada, fazendo o cliente novamente acreditar no potencial da empresa.

CUIDE DE SEU CLIENTE, SEU MAIOR PATRIMÔNIO.

É possível recuperar um cliente que ja esta implantando o sistema do concorrente?

Boa pergunta, que responderei nos próximos dias, mas informo que SIM, existe uma maneira, que não infalível mas resolve pelo menos 50% dos casos. Até lá!

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