domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Crise da Toyota pela perspectiva do Marketing

Há vários anos tenho visto a força da Toyota no mercado mundial de veículos. A empresa até a crise do ano passado, não tinha um prejuízo sequer em seus balanços anuais, era sinônimo de eficiência e administração.

Era o sonho de outros executivos de empresas concorrentes, administrar sua empresa como a Toyota estava fazendo durante anos, eram processos modernos de produção, controle de custos apurados, estudos de mercados com os consumidores, etc.

No ano passado a Toyota amargou seu primeiro prejuízo histórico, os analistas falavam apenas da crise mundial, a famosa bolha americana tinha se espalhado por todo o mundo e não podia deixar de chegar a empresa japonesa.

Entramos em 2010 e estamos vendo a mais desastrosa operação de recall da história automobilística, feita exatamente pela Toyota, que esta propondo até recolher seus carros nos Estados Unidos, e o pior, não é um recall para apenas um defeito, mas para vários, então o que teria acontecido com a Toyota? E que lição podemos tirar com isso?

Em primeiro lugar, as empresas automobilísticas trabalham com diversos fornecedores, que são supervisionados pela empresa matriz e seguem uma estrutura de planejamento adotado em todo mundo, com um controle de qualidade rígido, exatamente para não gerar problemas graves como esses.

Mas como a Toyota sairá dessa situação?

Durante muito tempo trabalhando com marketing, conheci empresas que para o mercado eram fonte de inspiração dos consumidores e sonho de eficiência dos concorrentes. Mais até que ponto estas empresas estão preparadas para enfrentar problemas? Como irão reagir quando a desconfiança do mercado recair sobre elas? Que experiência terão para administrar um crise de grandes proporções? É nesta etapa que veremos se a Toyota terá a eficiência necessária ou não.

Pensando no caso da Toyota, gostaria de fazer uma reflexão com empresas de diversos segmentos que nunca tiveram uma crise, será que estão preparadas para isso? Será que além de bons executivos de vendas, estarão preparadas se um problema grave acontecer?

Sempre tive o cuidado de analisar os detalhes que podem dar errado em um processo empresarial, mesmo quando os recordes de vendas são batidos constantemente, acredito que a empresa precisa estar preparada para situações que possam não estar no contexto normal e se tornar um problema complexo.

Pensar em marketing não é apenas vender bem e sim um conjunto de estratégias que juntas busquem a melhor defesa e o melhor ataque com a manutenção das duas coisas.

Pense nisso, alguns problemas podem vir em conta-gotas, tornando-se maiores a cada dia. Estejam preparados.

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