sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Marketing Boca-a-Boca, agora em formato digital

As Redes Sociais começaram a fazer parte das nossas vidas principalmente nestes últimos anos com o fenômeno do Orkut. No momento atual, as Redes Sociais se multiplicaram, só o Facebook tem 350 milhões de usuários e nomes com Twitter, Myspace e Sonico, já fazem parte da nossa cultura digital.

Hoje a audiência da internet já é maior que a maioria dos outros veículos de comunicação em massa, o que fez nascer no meio publicitário o termo convergência de mídias, onde as agências de propaganda desenvolvem estratégias conjuntas, combinando veículos tradicionais como TV, rádio, jornais e revistas a mídias digitais, como sites e Rede Sociais.

Mais quais as diferenças destas mídias no aspecto publicitário e de marketing?

As mídias tradicionais vão continuar tendo uma grande importância no contexto de expor produtos e serviços, mas paralelamente às Redes Sociais terão um apelo forte para consolidação destas marcas, isso foi demonstrado na pesquisa do Instituto Nielsen, onde foi verificado que as opiniões dos consumidores em suas comunidades digitais são mais importantes que a decisão de compra da mídia tradicional.

A força do marketing nas Redes Sociais não pára por aí, grandes companhias estão criando comunidades de consumidores para testar seus produtos antes mesmo do seu lançamento, e através das opiniões expostas, analisam seus resultados e podem até cancelar lançamentos de produtos no mercado.

Estamos vivendo o momento onde o marketing boca-a-boca foi institucionalizado nas Redes Sociais e milhões de pessoas conectadas têm o poder de interferir diretamente no sucesso ou fracasso de produtos e serviços, por isso comece a observar possíveis ruídos circulando por estas comunidades virtuais, eles podem tem um valor muito maior que o previsto.

Nenhum comentário: