quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Nordeste é novo foco das empresas de softwares

Tenho feito pesquisas de mercado no nordeste há três anos, neste período houve uma grande movimentação de empresas do sul e sudeste para esta região.

Há alguns anos atrás as empresas locais de software eram líderes absolutas, sendo pouco incomodadas pela concorrência de fora, com a exceção da mineira Mastermaq Softwares, que soube aproveitar o segmento de software contábil e se instalou em quase todas os estados nordestinos.

De 2008 em diante, a migração das empresas de softwares se inclinou para o nordeste, um dos motivos é a competição bem menos acirrada que no Sul e o Sudeste e o crescimento do mercado nordestino, que tem crescido acima da média nacional em alguns setores.

Já no ano passado, várias empresas de softwares começaram a jornada de captar parceiros e abrir filiais no nordeste, entre elas destacamos a Alterdata Software, de Teresópolis, RJ, que realizou um grande investimento e cobriu praticamente todo o nordeste.

Essas movimentações chamaram atenção de outras empresas como Exactus, Dominio Sistemas e Ebs, que estão desenvolvendo uma boa briga pelos clientes nordestinos, embora em um ritmo menor, quando comparamos a região como um todo.

Muitos pensavam que o nordeste era a “bola da vez” apenas para médias empresas e se surpreenderam com o comunicado que as gigantes Totvs e SAP, também estão focando uma parte (diga-se grande) de suas estratégias para a região nordestina.
A Totvs adquiriu os canais que eram da antiga RM Sistemas e com isso terão mais rapidez nas ações e a SAP firmou uma parceria com a IBM para venda de seus softwares, como podemos ver o nordeste esta virando uma “corrida pelo ouro” das empresas que desenvolvem softwares.

Todo este movimento tem explicações, um deles é acompanhar as médias e grandes redes comerciais que estão abrindo filiais em todo o nordeste e as indústrias que estão sendo criadas para apoiar os investimentos de grandes projetos privados e estatais.

Estes investimentos geram emprego e renda, uma prova disso foi a liderança do nordeste na expansão de cartões de crédito no Brasil em 2009.

Em resumo, podemos esperar uma boa briga no nordeste, mais é bom analisar que as estratégias que funcionam no sul podem não funcionar no nordeste. Analisando por este prisma as empresas que terão maior sucesso serão aquelas que estudarem o mercado regional, criando parcerias e formando mão de obra local.

É ver para crer!

Nenhum comentário: