sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Desafio dos Contabilistas não é apenas o SPED.

O assunto em pauta nos últimos meses para o setor de contabilidade tem sido o SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, são centenas de palestras e cursos oferecidos em todo o Brasil para o esclarecimento da classe contábil.

Mais será que este é o único desafio do contabilista neste novo momento?

Em uma pesquisa desenvolvida pela TVcontábil com 275 contabilistas de todo o Brasil, no mês de Janeiro de 2010, atestou que 79% dos profissionais contábeis declararam que com o advento do SPED o Mercado dos seus clientes ficará mais competitivo. Esse número esta ligado diretamente a nova forma que as empresas terão de administrar, os empresários deverão ter uma visão mais sistêmica da corporação para estruturar suas tomadas de decisão de forma integrada às diversas áreas inclusive a contábil e boa parte das pequenas empresas brasileiras ainda não detém conhecimento necessário para isso.

Então o termo "contabilidade gerencial" veio à tona, e diversos debates e encontros estão começando a serem desenvolvidos, para analisar as novas práticas que vão agregar valor as empresas contábeis neste novo momento.

Mais será que o contabilista esta preparado para este novo desafio? Terão como analisar de forma seletiva sua carteira de clientes? Terão ferramentas que auxiliem análises destes perfis? São perguntas complexas que normalmente apenas com um sistema de CRM (Customer relationship management) ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, poderá conseguir resultados conclusivos.

A ferramenta de CRM ajuda o profissional contábil a desenvolver de maneira objetiva informações como: clientes que geram muito trabalho e paga pouco honorário, análise de clientes em atraso, controle analítico de clientes rentáveis, demandas geradas para os departamentos, e muito mais.

A pesquisa da TVcontábil, também analisou o percentual de contabilistas que utilizam algum tipo de software de CRM e apenas 10% dos entrevistados afirmaram utilizar alguma ferramenta de relacionamento com o cliente.

Nesse novo cenário para o setor contábil, quem souber gerenciar o conhecimento, será mais competitivo do que quem continuar focado apenas em questões operacionais, a adoção da gestão com inteligência competitiva gera resultados, mas a inovação só acontece quando gera benefício também para o cliente, o que só é possível com ferramentas de análises de dados como o CRM.

O desafio do contabilista neste novo momento vai além do conhecimento contábil, é necessário a inserção de novos métodos de marketing, gestão e treinamento,

Informação complementar: toda a pesquisa comentada neste artigo, bem como vários temas sobre marketing para empresas contábeis, estão no Livro a Revolução do Marketing de Serviços para Empresas Contábeis incluindo a internet, que pode ser adquirido no site do autor: www.ricardodefreitas.com.br

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